Luiza é entrevistada por colunista político
O colunista Cláudio Humberto entrevistou a candidata sobre os crimes passionais. Na entrevista, ela reflete sobre os brutais assassinatos da advogada Mércia Nakashima, de São Paulo, morta pelo ex-namorado Mizael Bispo de Souza, e Eliza Samudio, ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo.
O intelectual perguntou também sobre progressos na luta contra a violência sofrida pelas mulheres. Ele afirmou ainda que Luiza “não é apenas uma das maiores especialistas no assunto, mas também uma das mais valentes militantes contra a violência à mulher”.
Acompanhe abaixo:
Existe alguma relação nestes dois casos e semelhança nos perfis de Bruno e Misael?
O crime passional tem características próprias. A principal delas é o machismo, a prepotência masculina, o egoísmo extremo, a vontade de subjugar a mulher. E uma crueldade enorme. Os homens matam as mulheres porque elas os estão contrariando de alguma forma. O caso do goleiro Bruno parece extremamente cruel, se ele for realmente o culpado pelo desaparecimento (provável morte) de Eliza. Todo homem precisa entender que um filho é sempre de duas pessoas. Todo homem precisa assumir os filhos que gerar, porque crianças não têm culpa nenhuma das brigas dos pais. Ao contrário, as crianças merecem muito amor e compreensão, são tão frágeis e dependentes que abandonar o próprio filho e ainda matar a mãe dele, como muitas vezes já vimos acontecer, é estarrecedor. A Justiça e a sociedade não podem tolerar isso jamais.
Como Procuradora de Justiça, a senhora sempre lutou contra a violência da mulher. Conseguimos alguns progressos nesta luta?
Sim, conseguimos importantes avanços na luta contra a violência à mulher, como por exemplo a criação das Delegacias de Defesa da Mulher e a Lei Maria da Penha, mas muito ainda precisa ser feito. Sinto-me chocada quando recebo notícia de mais um crime passional e somente descansarei quando essa situação mudar de verdade.
Em época de Copa Mundo, momento em que os torcedores endeusam os jogadores, como a senhora interpreta esse terrível caso de morte de Eliza Samudio?
É o cúmulo do terror um sujeito fazer isso com uma moça somente porque ela queria que ele reconhecesse o próprio filho. Homem que não deseja procriar deve usar preservativos em suas relações sexuais. Quem não se preocupa em evitar filhos precisa saber que, caso ocorra a fecundação da parceira, precisará assumir a paternidade. Filhos são sempre de duas pessoas. Foi-se o tempo em que crianças eram responsabilidade exclusiva da mãe. Nossas leis evoluíram no sentido de evitar que crianças fiquem no desamparo. Atualmente, um exame de DNA pode demonstrar com segurança a identidade do pai e ele terá que assumir a paternidade quer queira quer não queira. Ninguém tem o direito de sacrificar inocentes em nome de seu egoísmo machista. Nossos filhos são nossas verdadeiras prioridades e somente desta forma devem ser encarados.






